Conteúdo

InovaHC e BID firmam parceria inédita com startups no Estado de São Paulo para transformar o combate à Covid

17/03/2024 | Autor, veículo etc...

InovaHC e BID firmam parceria inédita com startups no Estado de São Paulo para transformar o combate à Covid

O Estado de São Paulo marca um capítulo histórico na luta contra as consequências da pandemia de Covid-19 com a assinatura de contratos inovadores entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) e startups da área da saúde, através do Núcleo de Inovação Tecnológica do HCFMUSP (InovaHC). 

A parceria teve início em 2020, quando o InovaHC estabeleceu uma aliança com o BID por meio do Programa IdeiaGov, para iniciar o enfrentamento a COVID. Essa colaboração resultou no financiamento de novas tecnologias e internacionalização de soluções inovadoras, lançando sete desafios, recebendo mais de duzentas propostas e pilotando dezenove soluções, com seis startups encaminhadas para acordos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Essa fase da parceria resultou na diminuição do tempo de análise de exames, melhora da experiência do paciente com o uso das tecnologias e impulsionou a transformação digital do Hospital das Clínicas, o maior complexo hospitalar da América Latina.

Em 2024, a parceria evolui com o Programa In.pulse, uma aceleração destinada a empreendedores e startups da área da saúde, focando no co-desenvolvimento do produto e na modelagem de negócios, com o objetivo de testar soluções por meio de Provas de Conceito (POCs) e/ou pilotos. A resposta global à abertura da chamada foi impressionante, com 56 inscrições, incluindo seis startups internacionais. As quatro startups selecionadas PickCells, Agile Health Tech, Straloo e Metacognitiv, terão a missão de superar obstáculos complexos relacionados a condição pós COVID, desde a captura unificada e segura de dados até protocolos eficazes de diagnóstico e tratamento, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde),  com um investimento significativo do BID no valor total de R$400.000,00.

 Os contratos recém assinados representam nessa nova fase da parceria uma inovação jurídica, a assinatura do CPSI, um Contrato Público de Solução Inovadora, que viabiliza o teste de soluções em ambientes controlados, impulsionando pesquisas em tecnologia e inovação. Essa iniciativa fomenta a adoção de novas tecnologias no setor público, contribuindo para fortalecer o ecossistema de inovação no país. Além disso, a seleção de propostas não se limita apenas ao critério de preço, considerando parâmetros como potencial de resolução de problemas, viabilidade econômica e o grau de desenvolvimento da tecnologia. Essa abordagem representa uma mudança significativa na formulação de políticas públicas, buscando promover soluções mais eficientes e eficazes.

Esse novo arranjo jurídico representa uma abordagem que potencializa  o alinhamento entre a administração pública com a inovação tecnológica, agilizando a busca por soluções à condição pós Covid trazendo resultados positivos aos usuários do sistema de saúde pública. Pela primeira vez em São Paulo, a contratação de health techs ocorre por meio do Marco Legal de Startups e Empreendedorismo Inovador, marcando um avanço pioneiro que reafirma o compromisso do estado em buscar soluções eficazes para os desafios da Covid Longa. Hoje, o Hospital das Clínicas acompanha cerca de 700 pacientes com a condição e parte deles serão acompanhados e ouvidos também pelas soluções propostas nos desafios. 

Com acesso a equipes técnicas do HCFMUSP, apoio financeiro para testes práticos, mentorias especializadas, condições privilegiadas de acesso ao hub InovaHC e reconhecimento dos projetos implementados, essa parceria coloca o Estado de São Paulo na vanguarda da inovação em saúde. Ao se comprometer com soluções disruptivas, a parceria entre HCFMUSP, InovaHC, BID e as startups selecionadas mostra o potencial de transformação que pode ocorrer quando instituições públicas, iniciativas privadas e empreendedores se unem em prol de um objetivo comum.

 

Sobre o INOVAHC

O InovaHC é o agente de inovação tecnológica do Hospital das Clínicas da FMUSP, cuja missão é viabilizar soluções e negócios inovadores que atendam demandas de saúde a partir da promoção da cultura de empreendedorismo e inovação, do mapeamento de desafios, do codesenvolvimento e validação de tecnologias em saúde e da conexão entre os atores do ecossistema de inovação em saúde. A partir de uma estratégia de open innovation, o modelo de negócio do InovaHC contempla três programas de apoio à inovação: In.spire (mapeando desafios de saúde);  In.cube (incubando ideias) e In.pulse (acelerando negócios). Além disso, o InovaHC possui projetos estruturantes de saúde pública e tecnologia, como o OpenCare 5G e o programa de Saúde Digital do HCFMUSP, e parcerias customizadas para o desenvolvimento de novas soluções e negócios, com startups e empresas interessadas.

 

Sobre o BID 

O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Criado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e o Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisa de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.  

  • <br />
<b>Warning</b>:  Trying to access array offset on value of type bool in <b>/bitnami/wordpress/wp-content/themes/inovahc/partes/flexible_hero.php</b> on line <b>8</b><br />
  • <br />
<b>Warning</b>:  Trying to access array offset on value of type bool in <b>/bitnami/wordpress/wp-content/themes/inovahc/partes/flexible_hero.php</b> on line <b>8</b><br />
  • <br />
<b>Warning</b>:  Trying to access array offset on value of type bool in <b>/bitnami/wordpress/wp-content/themes/inovahc/partes/flexible_hero.php</b> on line <b>8</b><br />
Compartilhe este conteúdo: