InovaHC e Cisco abordam como a inovação e tecnologia impulsionam a saúde pública
No dia 13 de maio, ocorreu o evento de encerramento do programa in.pulse Geolocalização do InovaHC, em parceria com a CISCO. As startups participantes do programa criaram soluções para a navegação no complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, e testaram no Instituto de Radiologia e Instituto de Ortopedia e Traumatologia, prestando suporte desde o agendamento de exames até a localização das salas dos procedimentos dos usuários.
A ideia de facilitar a locomoção dentro do hospital surgiu a partir da necessidade de melhor orientação de cerca de 45 mil pessoas que circulam diariamente dentro do hospital, pedindo orientações aos funcionários. Em média, a cada 10 minutos, cinco pessoas pedem informação sobre a localização de um prédio, andar ou mesmo de consultório no HC.
O evento discutiu como as soluções de tecnologia na área de saúde podem facilitar o dia a dia dos funcionários e pacientes do hospital. O primeiro painel contou com a participação do engenheiro Antônio José Pereira, chefe executivo administrativo do HCFMUSP, José Antônio Costa, gerente de programação da CISCO e representante do programa Brasil Digital Inclusivo, Vilson Cobello Junior, diretor executivo do Núcleo de Tecnologia e Informação do HCFMUSP, e Tiago Lazzaretti, ortopedista e cirurgião do joelho e médico do esporte no IOT-HCFMUSP, moderado pela gerente de programas do InovaHC, Evelyn Bittencourt.
José Antônio Costa, gerente de programação da Cisco, destaca que a participação diversificada é crucial para abordar efetivamente os desafios enfrentados na linha de frente. “O objetivo é contribuir para resolver problemas e expandir o acesso aos serviços de saúde, reconhecendo que as tecnologias podem auxiliar, mas devem ser implementadas através de processos adequados.”
Para falar do desafio de implementação e desenvolvimento da solução, o segundo painel do evento contou com a presença dos representantes dos Institutos e startups do programa In.pulse de geolocalização: César Leite, enfermeiro assistente da Diretoria de Enfermagem do IOT, André Raccah, diretor de marketing da Zapt Tech, Renata Claro, diretora de enfermagem do InRad e Edilberto Costa, CEO da Ciclix.
O programa passou por cinco etapas, entre agosto de 2023 a abril de 2024 e contou com a colaboração de diversos funcionários do HCFMUSP. Os testes realizados pela Zapt Tech, com pacientes de cirurgias eletivas do IOT, e pela Ciclix, com pacientes ambulatoriais de tomografia do InRad, aconteceram entre janeiro e abril de 2024.
Andre Raccah, diretor de marketing da Zapt Tech, destacou em sua fala que a fase de mapeamento outdoor foi um ponto importante para orientar as pessoas no complexo do HC. “O primeiro desafio foi criar um mapa customizado do complexo, personalizando-o com as informações e pontos de interesse relevantes para o nosso público. […] Ao abrir o aplicativo em seu dispositivo, a pessoa é automaticamente localizada por meio da bolinha azul, conhecida como blue dot, que indica sua posição instantânea. Basta então inserir o destino desejado e, ao longo da jornada, os dispositivos vão atualizando continuamente a posição da pessoa e fornecendo orientações de acordo com sua localização”.
A usabilidade da solução pelos pacientes da InRad junto com a Ciclix, envolveu a participação de diferentes equipes para auxiliar no desenvolvimento da aplicação, de forma a adequá-la à realidade do paciente, e permitindo que ele utilizasse a interface em toda a sua jornada, como menciona o CEO da Ciclix, Edilberto Costa. “Nós utilizamos amplamente as APIs do Google para o público externo, visto que o perfil dos pacientes do HC abrange pessoas de todo o Brasil. Isso permite que o paciente tenha uma ideia das rotas disponíveis dentro do estado de São Paulo, seja para viagens de ônibus ou de carro, e o tempo estimado de chegada. Também discutimos a integração com o sistema de catraca de acesso ao InRad, o que beneficia os pacientes ao eliminarmos a necessidade de passar por uma portaria para obter um QR Code impresso de acesso, um processo que costumava ser um obstáculo de ponto de espera. A integração nos permitiu simplificar o fluxo para o paciente, garantindo que ele chegue ao seu destino com um QR Code digital no aplicativo do mapa, válido dentro do horário agendado.”
A missão do Inova HC é viabilizar soluções, produtos, serviços e negócios inovadores que atendam aos desafios do SUS e do sistema de saúde como um todo. Dessa forma, o programa In.Pulse é uma das formas de investimento para que isso aconteça, em que se possa trazer empresas inovadoras para dentro do ambiente hospitalar.
Para saber na íntegra como foi o evento, acesse: https://lnkl.st/hjoqec65ww