Demoday da 4ª edição do Programa In.cube: equipes apresentam inovação na área da saúde pública
A 4ª edição Demoday do In.Cube, programa do InovaHC, com edição impulsionada pela Unimed, apresentou projetos inovadores desenvolvidos por equipes multidisciplinares ao longo do programa. Estas equipes não apenas conceberam ideias, mas também adquiriram habilidades essenciais para levar seus projetos adiante. O In.cube é um programa de inovação com objetivo de fomentar a geração de produtos e serviços em saúde por meio da exploração de projetos de base tecnológica. Os participantes são capacitados para criar negócios na área de saúde, gerando impacto social a partir do desenvolvimento de projetos de base tecnológica na comunidade do HC.
O programa que começou em 2020 e teve mais de 190 programas inscritos, tem como eixo estratégico a cultura de inovação e codesenvolvimento tecnológico, buscando soluções na saúde pública com a tecnologia como aliada. Pesquisadores, colaboradores em saúde e graduandos inscrevem seus projetos que passam por uma triagem e avaliações até serem escolhidos para o início do programa.
A 4ª edição, com duração de um ano, contou com 16 equipes, divididas entre biotechs e softwares, com as melhores ideias, que foram capacitadas para enfrentar os desafios do mercado, seja buscando financiamento público para inovação ou estabelecendo parcerias com investidores privados. O Demoday oferece, também, uma vitrine para que essas equipes mostrem o potencial de suas ideias e conquistem apoio para sua implementação.
Durante o evento, duas bancas examinadoras estiveram presentes para avaliar os trabalhos, juntamente com a plateia. A primeira, para avaliar as equipes de produtos digitais, foi composta por Elisa Oliveira, investidora anjo da Life Science & Health Care, Adalton Junior, coordenador de inovação e transformação digital da Unimed nacional, e Fabio Pacheco, diretor executivo do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do HCFMUSP. A banca que avaliou os trabalhos de Biotech foi composta por Ricardo di Lazzaro, Filho Co-fundador da Genera Diretor, Médico Associado da Dasa Genômica Médico e PhD Genética da USP Investidor Anjo, Giseli Felis de Sa, Coordenadora de Navegação Clínica e Controle da Unimed Nacional e Tiago Lazzaretti Fernandes, Co-fundador da Scholars in Medical Innovation e Médico do IOT-HCFMUSP.
As comissões examinadoras avaliaram os projetos, que tiveram 5 minutos para apresentar as ideias e soluções. Além disso, o evento proporcionou uma oportunidade única para compreender as necessidades reais dos usuários, identificar lacunas no mercado e desenvolver modelos de negócio sólidos. A troca de experiências e o networking entre os participantes e os profissionais da área também serão pontos-chave do Demoday.
Ao final do evento, as equipes foram premiadas. Na categoria de Melhor Performance pelo InovaHC, com empate técnico, as equipes premiadas foram Acolher Digital, equipe de humanização do HCFMUSP, e NanoOnco 3C, Spin-off da Universidade Federal Fluminense fundada em 2022, que também levou o terceiro lugar nas avaliações. O segundo lugar ficou com o projeto ZikaLab, do sócio fundador e CEO Fábio Neves, e o primeiro lugar ficou para o projeto CompenSAS – Telessaúde como oportunidade de receita e redução da pegada de carbono no setor de saúde, que também foi selecionado pela banca como Projeto Mais Promissor.
O Programa In.cube promete ser um catalisador para a inovação na saúde pública, destacando o compromisso com o avanço e aprimoramento dos serviços de saúde em benefício de toda a comunidade. As inscrições da 5ª rodada estão programadas para julho de 2024.