
Como construir uma cultura de inovação no ambiente hospitalar?
Um dos principais desafios no ecossistema de inovação em saúde é a ideia de que mudanças significativas exigem grandes investimentos em alta tecnologia. No entanto, por trás dos recursos tecnológicos, o que realmente faz a diferença é uma equipe qualificada, com profundo conhecimento dos problemas do setor, capaz de desenvolver soluções criativas – e, muitas vezes, simples – para os desafios enfrentados.
Entretanto, para que essa abordagem seja eficaz, é essencial cultivar no ambiente de trabalho uma mentalidade voltada para a inovação prática, a partir de um diagnóstico profundo das necessidades dos pacientes, dos profissionais de saúde e do complexo hospitalar, promovendo melhorias que impactam positivamente na qualidade do atendimento e na gestão dos recursos médicos.
In.spire: aplicando inovação para resolver problemas na área da saúde
Com o objetivo de capacitar os colaboradores do HCFMUSP a identificar desafios enfrentados e propor soluções inovadoras, o Núcleo de Inovação do Hospital das Clínicas (InovaHC), em parceria com os demais institutos do complexo, criou o Programa In.spire – um curso de oito semanas de duração que combina teoria e prática, apresentando ferramentas e metodologias de inovação, com foco no desenvolvimento de projetos orientados para resolver problemas internos e do sistema público de saúde.
Sua primeira edição foi realizada com os profissionais do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do HCFMUSP (IMREA) e da Rede Lucy Montoro (IRLM), em parceria com o InovaHC e o InovaIMREA. Ao todo, 42 pessoas se inscreveram, e todas as 30 vagas disponíveis foram preenchidas, o que resultou em uma taxa de adesão de cerca de 84% ao longo do curso. Durante sua realização, também foi registrado um engajamento de 93%, com uma média de 5 horas de mentoria por grupo, evidenciando o alto nível de participação e comprometimento dos participantes.
O programa é uma das iniciativas resultantes do Workshop Brilho nos Olhos, realizado anualmente, e sua metodologia incentiva a união de colaboradores de diferentes áreas para identificar desafios, compartilhar experiências e, principalmente, encontrar soluções criativas para problemas do cotidiano hospitalar. Ao promover esse tipo de interação, o In.spire não apenas fortalece a cultura de inovação na organização, mas também cria um ambiente mais colaborativo e engajado, gerando um ciclo de melhoria contínua no setor da saúde.
Desafios mapeados e soluções propostas
Ao longo de oito semanas e sete encontros presenciais, a metodologia do In.spire abordou técnicas e melhores práticas para a realização de pitches eficazes, destacando os principais pontos de valor dos projetos desenvolvidos. Com o objetivo de superar desafios enfrentados no dia a dia do Hospital das Clínicas, os colaboradores se dedicaram a responder às seguintes perguntas, com base nos desafios e oportunidades previamente mapeados:
- Como podemos reduzir o desperdício de insumos hospitalares e melhorar a qualidade do atendimento?
- Como garantir melhor comunicação entre equipes para que a alta seja efetiva?
- Como podemos promover a integração contínua para reduzir a taxa de rotatividade da instituição?
- Como podemos melhorar a comunicação entre o Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT) e a Unidade de internação para otimizar o fluxo de exames e aumentar a receita do instituto?
- Como podemos melhorar a sinalização do ambulatório para reduzir o tempo de deslocamento dos acompanhantes e melhorar a sua experiência no instituto?
Por meio de soluções simples, que vão desde a integração dos sistemas internos ao prontuário eletrônico do paciente (PEP) até a instalação de paineis digitais nas unidades de internação, foi possível identificar formas de implementar uma gestão sustentável dos insumos hospitalares e reduzir o desperdício, além de melhorar a comunicação entre as equipes multiprofissionais e simplificar processos.
Além disso, outras melhorias propostas relacionadas ao monitoramento de etapa dos exames solicitados aos pacientes visam otimizar o giro de leitos. Tais medidas, juntamente com iniciativas para tornar o ambiente hospitalar mais inclusivo – por meio de sinalizações adequadas e da disponibilização de informações claras sobre o preparo necessário para a realização de procedimentos médicos – impactam positivamente a experiência de pacientes, acompanhantes e colaboradores do Hospital das Clínicas.
Por conta das constantes transformações provocadas por fatores como a digitalização do consultório clínico, o envelhecimento da população e até o surgimento de novas doenças e pandemias, a inovação se torna um pilar fundamental para a resiliência do setor de saúde. Nesse contexto, o Programa In.spire se destaca ao não apenas otimizar processos e recursos, mas a fomentar uma mudança cultural profunda no setor, promovendo uma abordagem mais colaborativa, inovadora e centrada no paciente. Ao integrar diversas áreas do conhecimento e incentivar a participação ativa de todos os profissionais, a iniciativa visa transformar a maneira como os desafios no setor são enfrentados, criando um ambiente mais eficiente, humanizado e preparado para as necessidades futuras.
Se você é profissional do Hospital das Clínicas da FMUSP e quer aprender novas práticas para contribuir com a transformação da gestão hospitalar, saiba mais sobre a iniciativa e fique por dentro de quando ela vai acontecer no seu instituto.